A arte da rua, em negativo

Post original aqui.

IMG_3414

Vhils, Dissection, Museu da Electricidade, Lisboa, 2014

Normalmente vou às exposições de artistas urbanos com uma grande prudência, por vezes pouco ao corrente das subtilezas da arte dos tags e graffiti, por vezes mesmo ultrajado pela recuperação mediática que certos (como JR) fazem. Por isso fui ao Museu da Eletricidade em Lisboa com uma certa desconfiança para ver a exposição “Dissection” de Alexandre Farto, aka Vhils (até 5 de Outubro). Primeiro o seu trabalho dá conta da realidade dos lugares onde passa, não são as impressões giras de um turista pleno de boas intenções e de vento. Assim, numa favela do Rio, é sobre as casas donde eles vão ser expulsos que ele grava os retratos dos habitantes. Mas é sobretudo a maneira pela qual as suas imagens emergem sobre suportes em betão, metal, madeira ou papel que é interessante: muitas vezes a imagem aparece em negativo, como matéria retirada ao suporte.

IMG_3409-488x1024

Vhils, Dissection, Museu da Electricidade, Lisboa, 2014

Por vezes é necessário distanciar-se, como com este labirinto de hastes de plástico onde é apenas do alto de um andaime que podemos distinguir dois rostos no que, de perto, era apenas confusão. A exposição é bem cenografada, um túnel sombrio cheio de imagens violentas conduzindo a uma doce composição branca agitada pelo vento, e em seguida pequenos cubos brancos, cada um dedicado a uma técnica conduzindo o visitante em direção de uma carruagem de metro desossado, pintado de branco e pendurado ao tecto: uma estética do vandalismo e da destruição, para responder à destruição urbana e ao vandalismo do poder.

IMG_3392

Vhils, Dissection, Museu da Electricidade, Lisboa, 2014

Nesta cidade onde floresce a arte urbana (e onde o Instituto Francês lhe consagra uma pequena exposição), é interessante ver este lugar estranho (uma antiga central térmica na margem do Tejo) consagrar uma exposição a este artista simultaneamente rebelde e introspectivo.

Print Friendly, PDF & Email
PartilharEmail this to someonePrint this pageShare on Google+0Share on LinkedIn0Share on Facebook0Share on Tumblr0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0